Resolver os problemas que a comemoração dos universitários causa, ano após ano, na Praça Saturnino de Brito entrou de vez na agenda de discussões da sociedade. A Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm) reuniu nesta segunda-feira representantes de várias entidades para discutir maneiras de tornar pacífica a convivência entre moradores do entorno da praça e estudantes.
Entre as ações práticas, ficou estabelecido que a Câmara de Vereadores será a sede de reuniões para que, ainda neste ano, a situação seja atenuada. Além disso, desde segunda-feira, mudanças no trânsito do entorno da praça passaram a valer.
Entre as possibilidades indicadas no 18º Fórum de Segurança, surgiram novos locais para a reunião dos estudantes, como a Praça do Mallet, o Jockey Club e a gare. Além disso, todos os setores da sociedade devem ser ouvidos, principalmente representantes de estudantes. O Legislativo ficará encarregado de fazer essas reuniões para ouvir as ideias e discutir soluções.
- Esperamos um resultado prático em breve. Imagino que, para as comemorações do vestibular de inverno, já tenhamos definições - aponta a vereadora Marta Zanella (PMDB), que participou da reunião.
O comandante do 1º RPMon, tenente-coronel Sidenir Cardoso de Oliveira, diz que a Brigada Militar cumpre seu papel, atendendo os pedidos de segurança e buscando inibir as pertubações do sossego. No entanto, segundo o comandante, outras soluções ainda devem ser discutidas.
- Tanto na Saturnino como em outro lugar, não basta a Brigada. São necessárias boas condições sanitárias e, quem sabe, até cercamento da praça - declarou o comandante sobre a hipótese de o local de festas dos bixos ser alterado.
Felipe Ferrari da Costa, da coordenação do Diretório Central do Estudantes (DCE) da UFSM, diz que de nada adianta a criação de um novo local se a prefeitura seguir ausente:
- O que ocorre é um sucateamento dos espaços públicos. Nossa proposta seria fortalecer e revitalizar esses locais ou criar um espaço alternativo.
Mudanças no trânsito já fazem parte dessas ações
Ainda conforme o comandante da BM, as mudanças no trânsito no entorno da Saturnino de Brito já são consideradas parte dessas soluções. Desde segunda-feira, o motorista que estacionar nas redondezas da praça está sujeito à multa. A proibição é válida para os dois lados das vias das ruas Bozano, Duque de Caxias, Niederauer e Travessa Marques da Rocha. Além disso, quem trafega pela Bozano agora pode dobrar à esquerda, antes da praça.
"